sábado, 30 de julho de 2011

25 Curiosidades Sobre Canhotos e 10 Canhotos Famosos.

Ser canhoto, não é simples. Temos que nos adaptar no mundo dos destros.
Você não percebe. Mas, mouses e abridores de latas são feitos para destros.
Perceba ao menos, 3 coisas de destros ao seu redor.

<<< 25 Curiosidades Sobre Canhotos >>>

  • Os canhotos representam de 5 a 15 % da população mundial.
  • A maioria dos canhotos desenham figuras voltadas para a direita.
  • Entre gêmeos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto.
  • Gagueira e dislexia ocorrem mais frequentemente entre canhotos, principalmente naqueles que foram forçados a “mudar de mão” quando crianças.
  • Tênis, beisebol, natação e esgrima são os esportes onde os canhotos mais se destacam.
  • Existem muitos canhotos entre indivíduos bons em música e matemática.
  • Quase 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos.
  • Em muitas culturas, crianças canhotas eram obrigadas a usar a mão direita.
  • Existem duas vezes mais homens canhotos do que mulheres.
  • Canhotos recuperam-se mais rapidamente de derrames do que destros.
  • Canhotos eram severamente discriminados nos séculos 18 e 19.
  • Estatisticamente, as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar è luz a crianças canhotas.
  • Especula-se que, anualmente, morram em torno de 2500 canhotos usando produtos feitos para destros.
  • Canhotos são numerosos entre crianças com QI acima de 131.
  • De modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento.
  • O cérebro dos canhotos é estruturado de forma diferente, de um modo que amplia a gama de suas habilidades.
  • Pessoas canhotas possuem excelente capacidade para processar informações simultâneas.
  • Canhotos tem uma tendência maior a serem gênios criativos.
  • Na Idade Média, escrever com a mão esquerda era passível de pena de morte.
  • Destros vivem mais do que canhotos.
  • Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois dos destros.
  • Metade dos usuários de computador canhotos usam o mouse com a mão direita.
  • Na Escócia, a família Kerr possuía um número incomum de canhotos e hoje, o termo para “canhoto” na Escócia é kerry-fisted.
  • Por uma questão de design, quase todos os Muppets são canhotos.
  • O Dia do Canhoto é dia 13 de agosto.
<<< Lista de 10 Canhotos Famosos >>>

Lady Gaga
Cantora

Barack Obama
Presidente dos U.S.A.

Angelina Jolie
Atriz Americana

Beyoncé
Cantora

Marilyn Monroe
Atriz (Já Falecida)

Ringo e Paul (Beatles
Músicos

Pelé
Ex-Jogador de Futebol

Kurt Cobain
Cantor (Já Falecido)

Justin Bieber
Cantor

Bob Dylan
Cantor

Comente abaixo desta postagem, se você é canhoto ou destro e fale as dificuldades e as facilidades de ser destro ou canhoto.

Fonte(s):

26 comentários:

Lídia disse...

Que interessante achar pessoas com as mesmas características e dificuldades que as minhas.Sou canhota e fui forçada a escrever com a mão direita, detalhe:( tenho uma grafia feia ).O que me aborrece são os utencílios de casa:tesouras, abridores de latas,facas, tudo para o mundo destro, e os canhotos ???.Sou proficional da área contábil, não abro mão de usar o mouse e calculadora na mão esquerda.Tenho duas filhas pequenas ( canhotas )e para dividir o computador com o marido destro, optamos pelo not book e usamos o dedinho para direcionar o cursor e assim todos ficam felizes.

Pentásio disse...

Lídia, eu também sou canhoto.
É muito difícil ter que se adaptar...
Obrigado por interagir com a Pentásio e boa sorte!

Anônimo disse...

Também sou canhota e tenho as mesmas dificuldades q vc citou. Mas tenho observado ao longo da minha vida qtodos os canhotos q já conheci são mais inteligentes, mais capazes e com competência acima da média destra.
Acho muito interessante, pena que o mercado ainda não acordou para a fabricaçao de produtos para nós.

Gabrielli de souza bastos disse...

Sou Canhota, e minha letra e Horrivel!Mas tudo eu faço com a mão direita adorei essas 25 curiosidade

Gabrielli de souza bastos disse...

eu amo ser canhota E não ligo pro que os outros falam de eu sou canhota

BETO disse...

Eu sou canhoto e não me acho mais inteligente, mais esperto, mais soberano,.... ham ham Desculpem brincadeira. Não sabia que existia dia do CANHOTO. Agora sempre vou comemorar. Obrigado.

Anônimo disse...

tenho 2 filhos 1 canhoto e 1 destro,em minha casa nunca houve diferença de tratamento entre os 2,nunca o obriguei a tentar escrever como destro,ele nunca foi discriminado na escola por isso.
sim há dificuldades mas dai vem a adaptação.ele é muito inteligente,criativo mas com temperamento forte.

Anônimo disse...

Sou muito feliz por ser canhoto.Em minhas limitações, procuro um jeito para superar as dificuldades. Lido com isso naturalmente. Sou professor e sempre ouvi pessoas dizerem que canhoto tem letra horrível. Pois bem, no meu caso isso não ocorre e mato muito destros de inveja. ADORO SER CANHOTO E FOI MINHA MÃE QUE ME DEIXOU ASSIM. Ela era destra!!!!!

Waldir J. Pereira.

Anônimo disse...

Sou canhota, na escola eu sofria por isso tinha muita discriminação no começo eu não gostava de ser assim ,mas hoje eu amo ser canhota porque minha letra é linda e eu sou uma ótima violinista

Anônimo disse...

SOU CANHOTO A COISA QUE ME DEIXA UM POUCO INTRIGADO É QUANDO EU VOU ESCREVER MINHA MAO FICA COM TINTA (BORRA A LETRA DEPENDENDO DA CANETA)
E TAMBEM O ARAME DO CADERNO ATRAPALHA
SÓ ISSO O RESTO NAO TENHO DIFICULDADE

Anônimo disse...

Sou canhoto, acho a vezes que o mundo não é pra mim. Somos genios kkk.

Unknown disse...

Sou canhota de nascimento, mas fui forçada a escrever com a mao direita.
Meu irmao e canhoto e minha mae tentou mudar o lado dele, mas nao teve jeito.
A minha familia por parte de mae e toda canhota e todos ensinam os filhos a escrever com a mao direita.
Definitivamente o mundo e destro.

Unknown disse...

Eu Amo Ser Canhoto pois sou diferente da maioria das pessoas,porem e dificil me adaptar aos produtos para destros mais fora isso e a melhor coisa que me aconteceu foi eu nascer canhoto...

Anônimo disse...

Eu sou destro e definitivamente não gosto de ser destro. Preferia ser canhoto, até porque é muito mais fácil num mundo destro, aprender a ser destro sendo canhoto, do que aprender a ser canhoto sendo destro. Hoje eu escrevo com a mão esquerda as letras invertidas quanto às escritas com a direita. Minha assinatura é meu nome ao contrário e pode der lida sem problemas com um espelho ou com o papel virado contra a luz. Está no RG, CNH, Título eleitoral... Mas também levei meses pra treinar!!! Hoje eu cobro 250,00 para falsificar a assinatura de uma pessoa, seja ela quem for!!!

Anônimo disse...

Sou canhota e Amo ser canhota isso acontece comigo tambem e acho que com todos os canhotos...é muito ruim borra minha mao tudo

Anônimo disse...

É de facto interessante o que acabo de ler aqui hoje sobre os canhotos; sou um deles. Nunca pensei no assunto, mas a verdade é que, na maior parte dos casos, constato em mim, MAIOR competência, habilidade, criatividade, raciocínio lógico e etc, do que na generalidade. Então eis aí a explicação!!!
Um abraço à todos Canhotos e bem haja o dia 13 de Agosto.

Anônimo disse...

Realmente o mundo não foi projetado para nós! Lembro-me de quando estava na quinta série de um colégio católico, como era obrigatório o uso de caderno com espiral sempre deixava um espaço entre a margem e o parágrafo para não machucar a mão. Um dia a professora foi ver meu caderno, parou a aula e fez um escândalo na frente da sala, gritou e mandou meu caderno para a psicóloga, eu como sempre fui muito tímido não disse uma palavra para me defender (momento desabafo kkk), é difícil lidar com um sistema educacional defasado que sequer tem estrutura para respeitar as diferenças. Ps. Professora Celinha, eu ainda lembro!

Anônimo disse...

Eu sou canhoto e tento aprender a ser ambidestro , minha letra é meio horrível kkkk mas tudo bem , vi que esta ligado a velocidade q vc pensa . Eu não tenho muita dificuldade com coisas destras msn sendo canhoto como por exemplo as carteiras de colégio, desenho super bem tbm mas enfim,amo ser canhoto

Unknown disse...

Sou canhoto e na hora de escrever naquelas mesas de destro é horrivel(só tem uma na sala)!

Unknown disse...

Sou canhoto e nunca tive dificuldades sempre me adaptei bem além de mim não conheço ninguém da minha família que tb seja canhoto

Eng. Magela disse...

Meu nome é Geraldo , sou canhoto de pé e mão. Na universidade, onde cursei Engenharia, tive sérias dificuldades em Desenho Técnico e Geometria Descritiva, aquelas aulas eram uma tortura...Quase não formo, pois minhas dificuldades eram enormes, a prancheta, a régua T...eram instrumentos de torturas

Unknown disse...

Olá pessoal! Muito interessante esse assunto.Quando criança, era forçado por minha mãe,a usar a mão direita,isso me causou uma leve gagueira.Gosto de ser canhoto, não tenho dificuldade em usar a mão direita(exceto escrever e talher) Obs:Desde de criança,tenho o pensamento que se casasse com uma canhota, seria muito feliz. Atualmente estou separado, alguém se candidata?
Jtmt7@hotmail.com

Profe. Elaine disse...

Sensacional...hoje, brincava com um ex-professor de faculdade que essa onda conservadora no Brasil deve prover do desconhecimento sobre nós, canhotos, também chamados sinistros. :) :) :) Uh, eu tinha uma dificuldade imensa para escrever naquelas classes "de braço" na faculdade, ficava toda torta - no final, já pegava duas classes e não emprestava a segunda classe para ninguém.

Unknown disse...

Sou Ambidestro mas prefiro a mão edquerda(OBS:meus pais são canhotos e meu irmão canhoto da perna) na saka de aula contando comigo são 5 canhotos

Unknown disse...

Sou canhota e é horrível viver no mundo feito para destros. Me lembro na época da escola que não tinha cadeira para canhoto e sempre tinha que juntar duas cadeiras e um dia uma professora não gostou e tive que apoiar o caderno nas pernas para puder escrever. No dia seguinte a minha mãe foi a escola e falou com o diretor sobre a minha necessidade e depois apareceu milagrosamente cadeiras canhotas. Fora essa e outras histórias, AMO SER CANHOTA.

Anônimo disse...

Eu sou canhota e tipo, acho que as treix coisas mais chatas é quando eu vou escrever ou pintar e borra tudo (com espiral de caderno tbm é bem chatinho), abridor de lata, e tbm quando eu fazia catequese tinha aquelas mesas de sóum lado, a minha sorte é que tinha pelo menos uma pra canhotos. Mas teve uma vez que eu resolvi fazer aula e violão, só que era aquela coisa, tinha que ficar usando o violão de uma maneira bem desconfortável. Mas enfim, eu gosto de ser canhota e fico muito feliz em saber que o dia dos canhotos é dez dias depois do meu aniversário.